A História do Simbad

Na época, estávamos em busca de um cão que atendesse aos seguintes requisitos: fosse bonito, inteligente, rústico, sem muitas doenças genéticas, nem muito pequeno nem grande e que se adequasse a vida em apartamento.

Na verdade, tirando os cães de raça mini, não acho que nenhum cão seja adequado para viver em apartamento, mas acredito que a maioria das raças consiga se adequar bem se seus donos conseguirem suprir suas necessidades físicas e psicológicas.

Após uma longa busca e seleção, chegamos a uma raça que nunca sequer havíamos ouvido falar chamada Spaniel Bretão (no original Épagneul Breton ou em inglês Brittany Spaniel). Foi amor a primeira vista! Decididos, fomos em busca de um canil especializado e depois de muuuuita pesquisa encontramos um criador no Rio Grande do Sul chamado André Plentz. E lá veio o Simbad para o Rio de Janeiro de avião. A viagem de avião foi bastante traumática, mas deixo para escrever sobre transporte de cães em outro post!

Sei que assim que esse pequeno peludinho chegou, tomou conta dos nossos corações e mudou nossas vidas completamente. A volta do trabalho para casa era sempre feita o mais rápido possível e nossa chegada era uma alegria sem fim! Os passeios “obrigatórios” eram o maior dos prazeres e levávamos o Simbad a todos os lugares que podíamos. Além de ‘aumigos’ caninos, Simbad também conquistou muitos amigos humanos. Ele era muito conhecido no bairro que morávamos, pois ficava na janela olhando o movimento. (foto) Quando saíamos com ele para passear era comum as pessoas perguntarem: “Esse é aquele cachorrinho que fica na janela? Ah… ele sempre fala comigo!”. Isso sem contar as várias vezes que ouvíamos pessoas paradas na rua conversando com o Simbad: “Oi Simbad!” “Oi Fofinho!” e etc…

Uma história muitíssimo engraçada do Simbad: um dia estava trabalhando em casa e o Simbad foi cumprir seu ritual de checar o movimento da rua na janela. Imediatamente começo a ouvir várias crianças gritando “Ediiiii!! Ediiiiiiiiiiii!!!”. Olhei pela fresta da janela e vi várias crianças da escola que tinha do outro lado da rua acenando para ele. Sem aparecer na janela escrevi com uma canetinha vermelha o nome Simbad e coloquei meu pequeno cartaz pela fresta da janela. Silêncio. Logo depois ouvi “É Simbad! Simbaaaaad! Simbaaaaad!”

Vejam algumas fotos do primeiro ano de vida do Simbad clicando aqui!

O Spaniel Bretão é um cão espetacular! Muito inteligente e obediente, os Bretões são capazes de se comunicar perfeitamente com seus donos, além de se esforçarem para entendê-los e agradá-los. É um cão de porte médio, classificado pela FCI como cães de aponte (grupo 7). Ou seja, Bretões são cães de caça, em especial de pequenas aves, e isso deve ser levado em consideração caso deseje adquirir um exemplar da raça. São cães que necessitam gastar energia diariamente além de estímulo mental para que cresçam saudáveis e equilibrados.

Sensíveis, os Bretões devem ser treinados com delicadeza, porém o resultado é rápido e surpreendente. Esses peludos são bastante sociáveis e costumam conviver bem com outros cães. Latem pouco e são bastante alegres, sendo excelentes companheiros para crianças.

Ainda pouco difundida no Brasil, a raça é muito popular na Europa, em especial Portugal e França, e também na Argentina e nos Estados Unidos.

Apesar do padrão da raça ser a cauda curta, cortada em 10 cm, somos totalmente contra a caudectomia e por isso, solicitamos ao criador André Plentz que não cortasse a cauda de nosso cãozinho. As cores aceitas pelos padrões da raça são branco e laranja, branco e marrom, branco e preto ou tricolor (branco, laranja e preto ou branco, laranja e marrom).

Em termos de saúde, o Spaniel Bretão é um cão bastante rústico, que não exige cuidados especiais, requerendo um pouco mais de atenção apenas na higiene auricular, devido a tendência a otites. São muito higiênicos e aprendem rápido o local de fazer suas necessidades (o Simbad aprendeu em 2 semanas!). Recomenda-se escovação semanal ou quinzenal dos pêlos que, independente disso, são impressionantemente macios!

Já tive cães de outras raças, e reconheço as qualidades dessas e de várias outras raças que acho interessante, mas sem dúvida: o Spaniel Bretão é o meu cão predileto!

19 opiniões sobre “A História do Simbad

  1. Oiiii Jaqueline

    adorei a história do Simbad!!

    e as fotos dele quando era pequeno, tão bonitinho!!!:)

    Um abraço de Floripa
    Claudia

  2. A história do Simbad é linda! Parabéns pela dedicação e por amar o seu cãozinho. Tambem amo muito meu Chico, ele é tudo pra nós! Os bretões são realmente apaixonantes. O meu é um filhotinho beeeem gostoso!
    Ah…e ele ta mandando um beijo e dizendo que adorou seu post no blog!

  3. Olá! Cheguei no seu blog procurando por esta raça e pelo criados André Plentz. Também me apaixonei pelos bretões, apesar de conhecê-los apenas virtualmente, mas acredito que ele será a companhia ideal para meus dois meninos. Porém estou com uma dúvida: o site do criador não parece ser o que deveria, vocês tem notícias ou mesmo contato de outro criador? Moramos em Campinas (interior de SP) e gostaria de obter um filhote para o Natal, se possível …
    Um abraço e parabéns pelo Simbad, ele é lindo!

      • Oi Adriana,

        Então, reservamos um filhote na ninhada do Zé Roberto (Limeira) que será para fim de abril. Mas estamos interessados em um machinho … acho que não vai rolar com o Mucha! Aliás, o Mucha também é filhote da Sabra e do Toby?
        Um abraço,

      • Oi Juliana,…

        É sim! Completou um ano dia 24 de fevereiro.
        O Toby e a Sabra são lindos! A Sabra é mais pintadinha e o Toby tem áreas mais brancas. Não tem muito como saber como os filhotes vão ficar, pois quando nascem são mais clarinhos e as pitinhas não aparecem tanto. As do Mucha foram aparecendo com as trocas de pêlo.
        O Mucha tinha o pêlo mais enroladinho, parecia um cocker, agora esta bem liso.

        Se você tiver orkut ou facebook me adiciona: adriana lazarini sales…. tenho várias fotos!
        Se não tiver me passa seu e-mail que te mando algumas imagens.

        Não sei o que será melhor, o cachorrinho para seus filhos, ou seus filhos para o cachorrinho..rs

        Assim que ele chegar, podemos trocar dicas, uma delas e bem importante. … o Spaniel Bretão é muito inteligente e teimoso também. Então se for adestrar (o que recomendo), ter paciência é muito importante. Ele aprende rápido, mas vai te testar e muito…rs.. Acho que a presença das crianças será ótimo, pois vai ajudar a gastar a energia dele.
        Boa sorte!

  4. Oi Jaqueline, lembra de mim? Eu era a secretária do Gadelha aqui na Fiocruz. Cheguei no seu site através da Rosana Valente, que vai deixar a Lilica aí com vocês. Adorei saber desse seu empreendimento. Sucesso! Beijocas

    • Debora, sua fêmea é Bretão? Pense bem antes de colocá-la para cruzar. É preciso saber a linhagem de origem do “namorado” para verificar qual é a melhor opção para manter as melhores características da raça. Peça orientação de algum criador da raça.
      Na verdade, eu sou totalmente CONTRA acasalamento de cães por pessoas que não se dediquem a essa atividade. Existem tantos cachorrinhos precisando de um lar. Mesmo nos canis, muitas vezes os criadores não dão conta de vender todos.
      Pense melhor na sua decisão Débora.
      Se morar no Rio, traga sua cachorrinha para conhecer um colega de raça! 🙂

    • Oi Débora,..
      Se estiver em São Paulo, me avisa!
      Preciso encontrar um amigo ou amiga para o Mucha que tenha a mesma energia que ele..rs
      O cães não aguentam correr com o Mucha, cansam logo e não suportam muito tempo as brincadeiras dele. Já vi que é bem específico da raça.
      Até hoje encontrei apenas uma golden que conseguiu cansar o Mucha. Foi ótimo!!!! A bicha corria mais que ele!
      Se tiver facebook procure o grupo “Spaniel Bretão”.. Lá tem outras pessoas espalhadas pelo Brasil que são apaixonadas pela raça.

      Adriana

  5. olá.. eu tenho um epagneul, ele é muito nervoso, penso sempre que não existe nenhum cão como ele… Agora vou de Portugal para Moçambique (vou para lá viver) e queria levá-lo comigo. Já pesquisei muito sobre transporte aereo de animais e não fiquei muito esclarecida, tenho muito medo que ele não aguente as 10 horas de voo… já li que se lhe der um tranquilizante, para alem de durar apenas 8 horas pode arrefecer-lhe a temperatura corporal demasiado, o que pode ser fatal.
    Como em cima referiu o fato de postar o transporte de cães, gostava de saber o que acha que devo fazer?!!

Deixe um comentário